A Empresa é o reflexo nítido da mente de quem a conduz


Home | A Empresa é o reflexo nítido da mente de quem a conduz

Mensagem: A Empresa é o reflexo nítido da mente de quem a conduz

Caros Amigos,

Falamos em outra oportunidade sobre o caráter “escola” que reveste nossas empresas e a necessidade que temos de nos abrir para um aprendizado perene que nos leve a um crescimento sustentável dos segredos.

Hoje vamos falar sobre a mente de quem conduz a empresa. A empresa (pessoa jurídica) só existe no campo do direito, é uma ficção jurídica. No dia a dia o que existe mesmo são as pessoas que conduzem a empresa, com seus defeitos, virtudes, medos, ansiedades, alegrias, frustrações e coragem.

Enfim, uma empresa é a soma de todas as nossas mentes, que devem estar unidas sinergeticamente em prol de um objetivo maior.

Mas como unir as mentes de todos em prol de um único objetivo? Quisera eu poder responder a esta pergunta, já que o Pai de todos, mesmo enviando seu Filho à Terra para nos unir, não conseguiu. Por outro lado, precisamos de um mínimo de visão para que os resultados esperados sejam alcançados e, assim, a mente de quem conduz a empresa trata significados importantes para que o grupo se sinta legitimado a agir.

Nos estudos das multidões, a sociologia nos mostra que sempre há lideres bons e maus. Os líderes maus estão à espreita de uma oportunidade, mínima que seja, para levantarem guerreiros sem causa, mas que conduzidos por sua mente doentia, produzem resultantes maléficos.

É necessário que os líderes bons ocupem seus espaços, fazendo refletir em todo o grupo a sua visão construtiva das relações no mundo dos negócios. Assim, já que a empresa é o reflexo nítido de seus líderes, as conduzidas por líderes que gozam de boa saúde mental, senão empresas do bem.

Artur Hipólito



Veja outras Mensagens
Ouvidoria Artur Hipólito